Transformar a mobilidade é o que nos move.

MISSÃO

Unir relacionamentos com segurança e qualidade.

VISÃO

Ser o melhor Grupo de Empresas provedor de serviços de transportes.

VALORES

Ter o foco do cliente, orientar-se para resultados, trabalhar com ética, segurança e satisfação profissional, sempre utilizando a tecnologia e a inovação na busca da sustentabilidade do negócio.

DETALHAMENTO DOS VALORES

Ter o foco do cliente:

Pensar ‘como o cliente’ deve ser a preocupação de todos os que trabalham no Grupo.

Orientação para resultados:

Focar a atenção nos objetivos-chaves, buscando o cumprimento dos resultados de forma eficaz e dentro do prazo.

Trabalhar com ética:

Cada colaborador deve ter sempre a atitude pautada em valores morais e princípios éticos.

Segurança e satisfação profissional:

Todas as Empresas do Grupo devem oferecer condições seguras e saudáveis de trabalho, promover a qualidade de vida, e reconhecer e valorizar a importância do colaborador.

Tecnologia e a inovação:

A busca por novas tecnologias deve ser constante, pois por meio delas melhoramos a qualidade, reduzimos o custo e tornamos pioneiros no mercado.

Sustentabilidade do negócio:

A preocupação em manter o desenvolvimento e ascensão do Grupo deve ser na mesma proporção em respeitar o meio ambiente, as pessoas e a sociedade de modo geral, favorecendo a sustentabilidade. 

Aplicabilidade

Este Código de Ética deve ser obedecido por todos os colaboradores das empresas que compõem o Grupo CMP, abrangendo toda a rede de relacionamento com os seguintes públicos:

Interagimos a todo momento com estes públicos e devemos entender que nossas ações e decisões produzem efeito e impacto em cada uma dessas partes. Portanto, precisamos cuidar para que nossa atuação seja sempre guiada pelo respeito, ética, transparência, honestidade, responsabilidade e dignidade, preservando a integridade e privacidade de cada uma dessas partes, inclusive no que diz respeito ao cumprimento da Lei anticorrupção número 12.846 de 1º. De Agosto de 2013. 

Relação com Acionistas

Acionistas são aqueles que investem o seu capital no Grupo e que possuem o controle do negócio.

Ao dirigir o Grupo, os acionistas devem agir em conformidade com algumas condutas:

De outro lado, as pessoas que se relacionam com os acionistas, direta ou indiretamente, devem adotar uma conduta responsável, honesta e transparente, em qualquer circunstância. É dever dos colaboradores e outros públicos envolvidos com os acionistas:

Relações com colaboradores

Colaboradores são os funcionários e prestadores de serviços que trabalham nas Empresas, contribuindo com a sua força de trabalho.

Ao conduzir suas tarefas no dia a dia, os colaboradores devem decidir e agir levando em conta sempre:

Desta forma, são consideradas condutas inaceitáveis dos Colaboradores:

Relações com Clientes

Os clientes são a razão da nossa existência. É por eles que trabalhamos, sempre visando oferecer nossos serviços de transporte com segurança e qualidade.

O relacionamento com o cliente deve ser sempre o melhor possível, baseando-se nas seguintes premissas:

Relações com Fornecedores

Os fornecedores constituem uma parte valorosa do Grupo CMP, porque eles proveem os produtos e serviços que precisamos para a realização de nossas atividades. Essa definição se estende a prestadores de serviços e parceiros.
O contato e relacionamento com os fornecedores também devem ser regidos por princípios éticos, legislações e normas vigentes. É fundamental:

Relações com a Concorrência

Concorrência é uma situação de mercado em que diferentes produtores e/ou prestadores de serviços oferecem os mesmos produtos e/ou serviços.

O relacionamento com nossos concorrentes deve ser sadio, respeitoso e leal. O tratamento ético deve acontecer, resguardando-se de alguns cuidados:

Relações com Órgãos Públicos

Órgão público é uma unidade de trabalho do poder público, composto por agentes com atribuições e poderes para o cumprimento das normas legislativas em todos os âmbitos.

Na relação com representantes do governo deve prevalecer a integridade e os preceitos éticos e morais. É crucial obedecer as seguintes condutas:

Em licitações e contratos

É dever do Grupo buscar a competitividade honesta e leal nos processos de licitação pública. Para isso, é preciso obedecer às exigências legais e não cometer atos considerados lesivos à administração pública, tais como: 

Relações com Sindicatos

Sindicato é uma associação de pessoas pertencentes a uma classe ou grupo profissional para a defesa dos interesses profissionais e econômicos da categoria por ele representada.

Estabelecer um convívio ético, íntegro e de bom relacionamento é fundamental para a defesa e equilíbrio dos interesses da empresa e dos colaboradores. Para tanto, é preciso:

Relações com o Meio Ambiente

O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos na Terra.

O comportamento e as atividades realizadas pelas Empresas, de modo geral, causam alto impacto no meio ambiente, principalmente no que tange a poluição ambiental, e isso significa prejudicar as pessoas e a natureza, no presente e no futuro. No setor de transporte, para que possamos diminuir os impactos, devemos ter como compromisso:

Relações com a Imprensa

Imprensa é o conjunto de veículos de comunicação (revistas, jornais, noticiários, etc.) que exerce a comunicação informativa por meio do jornalismo.

Sabemos que os veículos de comunicação exercem um papel muito importante na formação da opinião pública e na construção da imagem das empresas. Por isso, é fundamental estabelecer uma relação ética e profissional com a imprensa. Devemos:

Relações com as Mídias Sociais

Mídias sociais são os meios de interação entre indivíduos, por meio da Internet, pelos quais conteúdos são criados, compartilhados e comentados por pessoas ligadas a comunidades e redes virtuais. Essas mídias abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios.

Assim como a imprensa, as mídias sociais também possuem grande poder na formação da opinião pública. Por isso, todo colaborador que é usuário de mídias e redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter, etc.) deve ter consciência que se trata de um ambiente público e que o conteúdo de sua mensagem pode prejudicar a imagem e reputação do Grupo, ainda que o autor não se apresente como representante de determinada Empresa. Deste modo, considerando a importância das mídias sociais, a liberdade de expressão dos nossos colaboradores e o equilíbrio neste relacionamento, a Empresa recomenda que o colaborador utilize essas ferramentas com bom senso, ética e responsabilidade, seguindo as orientações:

Aplicação do Código de Ética

É dever de cada colaborador do Grupo CMP obedecer este Código de Ética e de Conduta na condução de suas atividades. Também é nossa obrigação comunicar, imediatamente, as violações a este Código ao Comitê de Ética para as devidas ações, que terão sempre como base a legislação trabalhista, civil ou criminal.

Comitê de Ética e de Conduta

O Comitê de Ética e de Conduta do Grupo CMP é formado pelos representantes das Holdings Comporte e Max

Este Comitê é responsável por:

Subcomitê de Ética e Conduta

Cada Empresa do Grupo CMP tem um subcomitê, constituído por no máximo três integrantes, que interage e auxilia o Comitê de Ética.

Canais de Comunicação

Ao se deparar, testemunhar ou tomar conhecimento de situações que você identifique como violadoras das premissas transcritas neste Código, é preciso relatar o acontecido ao Comitê de Ética e de Conduta, pelos seguintes canais de comunicação:

O colaborador que fizer a denúncia terá sua identidade preservada para que não haja riscos de ameaças e retaliações.

Caso algum membro do Comitê de Ética e de Conduta esteja envolvido na denúncia, esse membro estará automaticamente impossibilitado de participar dos processos relacionados à denúncia.

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