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Unir relacionamentos com segurança e qualidade.
Ser o melhor Grupo de Empresas provedor de serviços de transportes.
Ter o foco do cliente, orientar-se para resultados, trabalhar com ética, segurança e satisfação profissional, sempre utilizando a tecnologia e a inovação na busca da sustentabilidade do negócio.
A preocupação em manter o desenvolvimento e ascensão do Grupo deve ser na mesma proporção em respeitar o meio ambiente, as pessoas e a sociedade de modo geral, favorecendo a sustentabilidade.
Este Código de Ética deve ser obedecido por todos os colaboradores das empresas que compõem o Grupo CMP, abrangendo toda a rede de relacionamento com os seguintes públicos:
Interagimos a todo momento com estes públicos e devemos entender que nossas ações e decisões produzem efeito e impacto em cada uma dessas partes. Portanto, precisamos cuidar para que nossa atuação seja sempre guiada pelo respeito, ética, transparência, honestidade, responsabilidade e dignidade, preservando a integridade e privacidade de cada uma dessas partes, inclusive no que diz respeito ao cumprimento da Lei anticorrupção número 12.846 de 1º. De Agosto de 2013.
Acionistas são aqueles que investem o seu capital no Grupo e que possuem o controle do negócio.
Ao dirigir o Grupo, os acionistas devem agir em conformidade com algumas condutas:
De outro lado, as pessoas que se relacionam com os acionistas, direta ou indiretamente, devem adotar uma conduta responsável, honesta e transparente, em qualquer circunstância. É dever dos colaboradores e outros públicos envolvidos com os acionistas:
Colaboradores são os funcionários e prestadores de serviços que trabalham nas Empresas, contribuindo com a sua força de trabalho.
Ao conduzir suas tarefas no dia a dia, os colaboradores devem decidir e agir levando em conta sempre:
Desta forma, são consideradas condutas inaceitáveis dos Colaboradores:
Os clientes são a razão da nossa existência. É por eles que trabalhamos, sempre visando oferecer nossos serviços de transporte com segurança e qualidade.
O relacionamento com o cliente deve ser sempre o melhor possível, baseando-se nas seguintes premissas:
Os fornecedores constituem uma parte valorosa do Grupo CMP, porque eles proveem os produtos e serviços que precisamos para a realização de nossas atividades. Essa definição se estende a prestadores de serviços e parceiros.
O contato e relacionamento com os fornecedores também devem ser regidos por princípios éticos, legislações e normas vigentes. É fundamental:
Concorrência é uma situação de mercado em que diferentes produtores e/ou prestadores de serviços oferecem os mesmos produtos e/ou serviços.
O relacionamento com nossos concorrentes deve ser sadio, respeitoso e leal. O tratamento ético deve acontecer, resguardando-se de alguns cuidados:
Órgão público é uma unidade de trabalho do poder público, composto por agentes com atribuições e poderes para o cumprimento das normas legislativas em todos os âmbitos.
Na relação com representantes do governo deve prevalecer a integridade e os preceitos éticos e morais. É crucial obedecer as seguintes condutas:
É dever do Grupo buscar a competitividade honesta e leal nos processos de licitação pública. Para isso, é preciso obedecer às exigências legais e não cometer atos considerados lesivos à administração pública, tais como:
Sindicato é uma associação de pessoas pertencentes a uma classe ou grupo profissional para a defesa dos interesses profissionais e econômicos da categoria por ele representada.
Estabelecer um convívio ético, íntegro e de bom relacionamento é fundamental para a defesa e equilíbrio dos interesses da empresa e dos colaboradores. Para tanto, é preciso:
O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos na Terra.
O comportamento e as atividades realizadas pelas Empresas, de modo geral, causam alto impacto no meio ambiente, principalmente no que tange a poluição ambiental, e isso significa prejudicar as pessoas e a natureza, no presente e no futuro. No setor de transporte, para que possamos diminuir os impactos, devemos ter como compromisso:
Imprensa é o conjunto de veículos de comunicação (revistas, jornais, noticiários, etc.) que exerce a comunicação informativa por meio do jornalismo.
Sabemos que os veículos de comunicação exercem um papel muito importante na formação da opinião pública e na construção da imagem das empresas. Por isso, é fundamental estabelecer uma relação ética e profissional com a imprensa. Devemos:
Mídias sociais são os meios de interação entre indivíduos, por meio da Internet, pelos quais conteúdos são criados, compartilhados e comentados por pessoas ligadas a comunidades e redes virtuais. Essas mídias abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios.
Assim como a imprensa, as mídias sociais também possuem grande poder na formação da opinião pública. Por isso, todo colaborador que é usuário de mídias e redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter, etc.) deve ter consciência que se trata de um ambiente público e que o conteúdo de sua mensagem pode prejudicar a imagem e reputação do Grupo, ainda que o autor não se apresente como representante de determinada Empresa. Deste modo, considerando a importância das mídias sociais, a liberdade de expressão dos nossos colaboradores e o equilíbrio neste relacionamento, a Empresa recomenda que o colaborador utilize essas ferramentas com bom senso, ética e responsabilidade, seguindo as orientações:
É dever de cada colaborador do Grupo CMP obedecer este Código de Ética e de Conduta na condução de suas atividades. Também é nossa obrigação comunicar, imediatamente, as violações a este Código ao Comitê de Ética para as devidas ações, que terão sempre como base a legislação trabalhista, civil ou criminal.
O Comitê de Ética e de Conduta do Grupo CMP é formado pelos representantes das Holdings Comporte e Max
Este Comitê é responsável por:
Subcomitê de Ética e Conduta
Cada Empresa do Grupo CMP tem um subcomitê, constituído por no máximo três integrantes, que interage e auxilia o Comitê de Ética.
Ao se deparar, testemunhar ou tomar conhecimento de situações que você identifique como violadoras das premissas transcritas neste Código, é preciso relatar o acontecido ao Comitê de Ética e de Conduta, pelos seguintes canais de comunicação:
O colaborador que fizer a denúncia terá sua identidade preservada para que não haja riscos de ameaças e retaliações.
Caso algum membro do Comitê de Ética e de Conduta esteja envolvido na denúncia, esse membro estará automaticamente impossibilitado de participar dos processos relacionados à denúncia.